Já mencionamos aqui no blog que o crédito é uma importante ferramenta de planejamento financeiro. Agora, vamos entender mais detalhes sobre quais são os tipos de crédito pessoal disponíveis para você e como usá-los de acordo com a sua necessidade.
Você vai descobrir que, apesar da má fama, um empréstimo pode ser o combustível que estava faltando para alcançar suas metas. Acompanhe a leitura!
Quais são os tipos de crédito pessoal que existem no Brasil?
O crédito pessoal, como diz o próprio nome, é todo recurso tomado por pessoas físicas para pagamento no futuro. As modalidades disponíveis são:
1 – Crédito sem garantia
É qualquer valor liberado para uma pessoa sem que um bem ou um ativo financeiro tenha que ser dado em garantia.
Como ele é 100% baseado na confiança de que a pessoa irá devolver o dinheiro no futuro, geralmente apresenta as taxas mais altas.
Nesse caso, ter um bom score de crédito é fundamental para conseguir melhores condições nos prazos e encargos em caso de incidência de juros.
Alguns exemplos de crédito sem garantia são:
O ideal é recorrer a essas modalidades somente em caso de emergência. No caso específico do cartão de crédito, basta pagar sempre em dia o valor total da fatura e você não terá dor de cabeça com as altas taxas de juros.
2 – Crédito com garantia
É concedido com base no valor de um bem ou de um ativo financeiro, que é dado como garantia. Em caso de ausência de pagamento, esse bem ou ativo pode ser vendido para quitar o empréstimo. Como se trata de uma modalidade menos arriscada para quem empresta o dinheiro, ela oferece taxas mais baixas. Alguns exemplos são:
Como se tratam de modalidades mais baratas, vale sempre considerar essas alternativas antes de tomar um empréstimo.
3 – Empréstimo consignado
É uma operação cujo pagamento acontece de forma automática, a partir do desconto na folha de pagamento do tomador. Também oferece taxas mais baixas por conta do risco menor. Alguns exemplos são:
Outra alternativa barata de empréstimo para quem atende às condições, mas ainda assim é menos vantajosa do que o crédito com garantia.
4 – Crédito Direto ao Consumidor (CDC)
É um tipo de crédito pré-aprovado, contratado diretamente pelos canais digitais dos bancos. Geralmente, não possui muitas exigências: basta que a pessoa seja maior de idade e não esteja inadimplente.
5 – Financiamentos imobiliário e de veículos
São operações burocráticas e de prazo mais longo. As taxas geralmente são fixas, mas já existem algumas modalidades baseadas em correção pela inflação.
O valor da parcela é calculado de acordo com um sistema de amortização, que pode ser a tabela SAC ou Price: simplificando, é possível escolher entre parcelas descrentes ou fixas.
O ideal é sempre dar o maior valor possível de entrada e parcelar o valor restante no menor prazo possível, de acordo com o seu orçamento. Lembre-se: quanto menor o valor da parcela, maior a taxa de juros.
Como escolher a melhor modalidade de crédito?
Como você viu, existem muitas possibilidades para quem precisa de dinheiro rápido. Mas antes de tomar qualquer decisão, sempre vale a pena pesquisar as taxas e condições oferecidas para você em diferentes modalidades.
Nesse sentido, além dos bancos, também vale a pena pesquisar as opções que as fintechs de crédito oferecem. Como se tratam de empresas especializadas nesse tipo de operação, elas podem oferecer soluções mais competitivas. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e veja o post que preparamos.