Você sabia que pode usar ativos de renda fixa e renda variável como garantia em uma operação de crédito? A partir de agora, você vai conhecer os melhores investimentos para usar em um empréstimo.

O crédito com garantia de investimentos é uma modalidade relativamente recente no Brasil, mas bastante promissora. Algumas de suas principais vantagens são a taxa de juros mais baixa e a burocracia menor na hora de contratar.

Durante o período de um empréstimo com garantia de investimentos, os ativos dados em garantia não podem sofrer nenhuma movimentação. No entanto, eles continuam acompanhando as oscilações do mercado. 

Após a quitação de todas as obrigações, eles são liberados e o investidor pode movimentá-los normalmente como quiser.

Dessa maneira, o crédito com garantia de investimentos é uma forma de permitir que o seu patrimônio continue rendendo, uma vez que você não precisa resgatar suas aplicações de longo prazo para se capitalizar.

Ao mesmo tempo, ele oferece a taxa mais baixa do mercado, ajudando você a equilibrar melhor o seu planejamento financeiro sem entrar em dívidas caras. Vamos ver a seguir quais aplicações são mais indicadas para usar como garantia.

Melhores investimentos para usar em um empréstimo

CDB – Melhores investimentos

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma aplicação de renda fixa bastante versátil. Ele pode ter rentabilidade pré fixada, pós-fixada ou mista, com liquidez diária ou apenas no vencimento.

Esse tipo de investimento é usado pelos bancos para financiar suas atividades. Funciona, portanto,  como uma espécie de empréstimo feito pelo investidor à instituição em troca da taxa de juros da aplicação.

O CDB é um dos principais ativos usados como garantia de um empréstimo. Há, inclusive, plataformas que oferecem CDBs com disponibilização de crédito imediata, como é o caso do cartão de crédito com limite baseado nessa aplicação.

LCI e LCA – Melhores investimentos

Com mecânica bastante parecida com a do CDB, as LCIs e LCAs também são títulos bancários. 

A diferença é que os recursos captados por meio desses títulos são usados para financiar empreitadas nos setores Imobiliário e Agrícola. Para o investidor pessoa física, essas aplicações são isentas de Imposto de Renda (IR).

Essas aplicações podem igualmente ser dadas como garantia de um empréstimo, sem prejuízo ao rendimento.

Ações

Ter ações de uma empresa significa ser sócio dessa companhia. Quem é adepto do método Buy and Hold (comprar e manter em carteira) também pode usar esses papéis em uma operação de crédito com garantia.

Durante a operação, o papel continua respondendo às oscilações do mercado e você não perde nenhum direito (como receber dividendos ou votar em assembleia, por exemplo).

No entanto, você não pode comprometer esses papéis em outras estruturas, como operações com opções e aluguel de ações, por exemplo. 

ETFs – Melhores investimentos

Os Exchange Traded Funds (ETFs ou fundos negociados em bolsa de valores, na tradução do inglês) são outro tipo de investimento de renda variável que pode ser usado como garantia de um empréstimo.

Da mesma forma que as ações, eles são bloqueados para movimentação enquanto durar a operação de crédito. Quitada a dívida, eles voltam a poder ser movimentados normalmente.

Fundos Imobiliários (FIIs)

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são outra classe de renda variável que possibilita lançar mão do crédito com garantia. Nesse caso, as cotas são congeladas para movimentação, mas você segue recebendo os rendimentos mensais pagos por esses fundos.

BDRs – Melhores investimentos

Por fim, os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) são mais uma alternativa para usar como garantia de um empréstimo. 

E da mesma forma que as ações, ETFs e FIIs, permitem que o investidor siga recebendo proventos ou exercendo direito de voto enquanto seus ativos estão em garantia da operação de empréstimo.

Agora que você conhece os melhores investimentos para usar como garantia de um empréstimo, que tal saber mais detalhes sobre essa modalidade? Confira o nosso post sobre crédito com garantia de investimentos e veja tudo o que essa nova modalidade pode fazer por você!