Contratar um empréstimo para investimento é bastante comum entre os empreendedores no Brasil. Reorganizar as finanças também ganhou espaço, principalmente com a pandemia de Covid-19. 

Segundo um indicador da Serasa Experian, houve um aumento de 20,6% na demanda das empresas por crédito em 2021. Para este ano, a tendência é de que essa procura continue a crescer. 

Diante desse cenário, você precisa analisar bem as ofertas do mercado. Assim, consegue entender qual é a melhor opção de empréstimo para investir ou expandir o seu negócio. Para isso, confira a seguir o conteúdo que preparamos sobre o assunto. 

Tipos de empréstimo para investimento 

No mercado brasileiro, é possível encontrar três tipos de empréstimo para investimento. Saiba um pouco mais sobre cada um deles:

Empréstimo pessoal 

O crédito pessoal é um dos mais conhecidos no mercado. Geralmente é fornecido por instituições financeiras, como bancos. 

A liberação do limite de crédito para esta categoria depende de alguns fatores, como:

  • capacidade de pagamento;
  • relacionamento com a instituição financeira. 
  • Como não há necessidade de comunicar a finalidade do crédito, o processo de adesão é bastante simples. Basta informar os dados pessoais e aguardar o resultado de uma breve análise de crédito

    Empréstimo consignado 

    O empréstimo consignado é outra modalidade bastante conhecida pelos brasileiros. Os juros são reduzidos, com parcelas descontadas do INSS ou da folha de pagamento. 

    No entanto, está disponível apenas para pessoas que atendem a algum destes requisitos:  

  • Servidores públicos; 
  • Pensionistas e aposentados pelo INSS; 
  • Funcionários de empresas privadas que disponibilizam essa opção de linha de crédito. 
  • Empréstimo com garantia  

    O empréstimo com garantia costuma ser a opção mais vantajosa de todas. Aqui algum bem é colocado como garantia e diminui muito o risco de inadimplência. 

    Por esse motivo, as taxas de juros geralmente são bem menores do que outras categorias de crédito. Na Nobli, você encontra taxas de juros a partir de 0,99%. Porém, a média de juros em outras categorias de empréstimo fica em torno de 6,4%.  

    O que deve ser avaliado ao escolher um empréstimo para investimento? 

    Antes de decidir qual o empréstimo que você deve escolher, é necessário avaliar tudo que envolve o processo. Veja abaixo.

    Taxa de juros do empréstimo para investimento

    Existem vários fatores que podem afetar a definição do valor dos juros em um empréstimo para investimento. Cada agente financeiro pode cobrar taxas diferentes. Isso é feito com base na política interna e na sua situação financeira.  

    Por isso é importante comparar as condições antes de escolher a empresa ofertante de crédito. Afinal, quanto menor a taxa de juros, menor será o valor total da dívida. 

    Custo Efetivo Total (CET) 

    Como já sabemos, o custo de um empréstimo não se restringe à taxa de juros. Precisamos considerar também CET, já que ele inclui não só os juros, mas também tarifas e outros tributos. 

    O principal deles é o IOF, que atualmente é de 0,38% ao mês, mais um porcentual que varia de acordo com o tipo de crédito. Além disso, em alguns casos, os bancos podem cobrar uma taxa pela análise de crédito. 

    Retorno sobre o investimento (ROI)

    Traz quanto de receita financeira uma empresa ganha com determinado investimento

    Esse é um dos dados que pode influenciar diretamente a decisão de contratar um empréstimo. Afinal, você quer apostar em um negócio com boas expectativas de retorno

    Aqui, podemos incluir a rentabilidade. A principal forma de analisar o retorno dos investimentos em renda fixa e variável

    Conhecimento do mercado financeiro 

    Ter uma boa noção do que acontece no mercado financeiro faz diferença na hora de escolher uma oferta de crédito.  

    Não é necessário ser um expert no assunto. Porém, quanto maior for o conhecimento nessa área, maiores as chances de acertar na opção de crédito mais adequada para você.

    Também é recomendado que:

  • analise opiniões de especialistas no assunto; e
  • mantenha-se atualizado sobre a economia do país.
  • Prazo do resgate do investimento 

    Para os investimentos em renda fixa, considerar o prazo de resgate também é importante. Essa informação é muito relevante para o seu planejamento financeiro. 

    Isso porque, qualquer retirada antecipada pode impactar negativamente a rentabilidade do investimento. 

    Vale a pena pegar empréstimo para investimento? 

    Como sabemos, investir envolve riscos. Além disso, cada investimento gera expectativas e retornos diferentes.  

    Portanto, se quer saber se vale a pena, precisa saber quem é o contratante. Para entender melhor, considere essas duas observações: 

  • renda variável: não há certeza de retorno do investimento, é uma operação de crédito bastante arriscada;
  • renda fixa: apesar de ser possível prever o retorno, esse tipo pode não gerar um rendimento grande. 
  • Especialistas em finanças concordam que pegar dinheiro emprestado pode valer a pena. Principalmente se for para abrir ou expandir um negócio

    Nesse caso, é necessário elaborar um bom planejamento financeiro. Isso é fundamental para que o empréstimo para investimento gere o retorno esperado.  

    Por fim, saiba mais sobre a melhor opção do mercado: o empréstimo com garantia de investimento. Veja as principais vantagens dessa modalidade:

  • Mais barato (juros a partir de 0.99% a.m.)
  • Seguro;
  • Transparente;
  • Rápido.
  • Na Nobli, você pode acessar esses e vários outros benefícios. Faça uma simulação agora mesmo! Saiba todos os detalhes sobre a melhor categoria de empréstimo para investimento. Clique aqui.