Se você considera importante investir no exterior, precisa conhecer o IVVB11. Ele é um ETF negociado na bolsa de valores que permite aplicar o seu dinheiro nas ações das maiores empresas dos Estados Unidos.

Investir em IVVB11 é uma forma simples e barata de fazer a diversificação da sua carteira. Qualquer pessoa que tenha uma conta em uma corretora de valores consegue fazer a aplicação nesse ETF, bem como o resgate do dinheiro, a qualquer momento.

Neste post, você vai entender mais detalhes sobre como funciona o IVVB11, como ele é composto e como investir nesse ETF. Acompanhe a partir de agora e veja como incluí-lo na sua estratégia.

O que é IVVB11?

A sigla IVVB11 é o código de negociação (também conhecido como ticker) do iShare S&P 500, um ETF de gestora BlackRock que replica o comportamento do S&P 500, índice que reúne as 500 maiores empresas dos Estados Unidos.

Nome do ativo iShares S&P 500 FI em Cotas de Fundo de Índice – Investimento no Exterior
Código de negociação na bolsa IVVB11
Taxa de administração 0,23%
Gestão BlackRock

Além do desempenho do S&P 500, o IVVB11 também captura o comportamento do dólar em relação ao real. Ou seja: quem investe nesse ETF obtém como retorno não só a variação do índice, mas também a variação do câmbio no período da aplicação.

A principal vantagem desse tipo de investimento é a facilidade para movimentar o dinheiro, uma vez que os ETFs são negociados na B3, a bolsa de valores brasileira

Dessa maneira, para comprar e vender IVVB11, basta abrir uma conta em qualquer corretora que ofereça um home broker.

Quais são as vantagens de investir em IVVB11?

Os ETFs em geral são formas mais baratas e acessíveis de investir em ativos diversificados: não é necessário comprar separadamente cada aplicação, uma vez que uma única cota já reflete o comportamento do índice em que a aplicação é baseada. Logo, não é preciso ter muito dinheiro para investir.

Por outro lado, a gestão é passiva. Isso significa que não há a figura de uma pessoa que gerencia os recursos do fundo de maneira a superar metas ou impedir que a rentabilidade caia em momentos de baixa. Justamente por isso, a taxa de administração é mais barata.

Qual é a composição do IVVB11?

Uma vez que o IVVB11 é baseado no S&P 500, ele replica o comportamento do índice que reúne as ações das 500 maiores empresas americanas. Hoje, algumas das principais são:

  • Alphabet (holding do Google);
  • Amazon;
  • Apple;
  • Berkshire Hathaway (firma de investimentos de Warren Buffett);
  • Facebook;
  • Johnson&Johnson;
  • JP Morgan Chase;
  • Mastercard
  • Microsoft;
  • Visa;
  • Walmart.

Justamente pela facilidade e pelo custo baixo, o IVVB11 é um dos ETFs mais negociados do Brasil. E, como você pode perceber, uma maneira de investir nas marcas mais valiosas do mundo.

Como investir em IVVB11?

O primeiro passo para investir em IVVB11 é abrir uma conta em uma corretora de valores

Depois, é o momento de acessar o home broker da sua corretora. Na aba de compra de ativos, basta digitar o código IVVB11 e escolher a quantidade de cotas que você deseja comprar.

É possível comprar cotas individuais desse ETF. Assim, se o ativo custar R$ 100, por exemplo, basta ter essa quantia disponível na conta da corretora para fazer a aquisição de uma cota.

Para saber quanto dinheiro é necessário para investir, basta multiplicar a cotação do IVVB11 pela quantidade de cotas que você deseja comprar. Assim, seguindo o exemplo anterior, seria necessário investir R$ 1 mil para ter 100 cotas do ETF.

Pode ser usado como garantia de um empréstimo

Além das operações habituais da bolsa de valores, é possível usar um ETF como o IVVB11 para obter um empréstimo.

Essa é uma modalidade relativamente nova no Brasil e, até pouco tempo, estava restrita ao público do Private Banking: o Crédito com Garantia de Investimentos (CGI). 

No Brasil, a Nobli é a primeira fintech a oferecer esse serviço de maneira independente e por uma das menores taxas de juros do mercado. Faça uma simulação gratuita e veja quais são as condições para você.