O consignado é uma das formas de empréstimo mais baratas e que oferece condições atraentes para trabalhadores dos setores público e privado, além de beneficiários do INSS. Mas e quanto a outras opções, como o crédito com garantia de investimentos?

Na hora de tomar um empréstimo, é fundamental pesquisar e comparar as condições para conseguir o melhor acordo. Para ajudar você, criamos uma série de posts que vai explorar em detalhes as vantagens de cada tipo de operação.

Mas antes, vamos passar rapidamente pelas principais características de cada tipo de crédito. Vamos começar?

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma categoria que movimenta cerca de R$ 460 bilhões no Brasil, segundo os dados mais recentes do Banco Central. Nele, existem três categorias:

Consignado setor público: oferecido pelos bancos para funcionários públicos municipais, estaduais e federais;
Consignado setor privado: para trabalhadores com carteira assinada;
Consignado INSS: voltado para quem recebe algum benefício permanente, como aposentadoria ou pensão.

Nessa categoria, o pagamento das parcelas é feito por meio de desconto automático na folha de pagamento. Esse valor não pode ultrapassar 30% do salário mensal.

Como isso diminui o risco de inadimplência, os bancos costumam oferecer as taxas mais baixas nesse tipo de empréstimo: atualmente, elas ficam entre 1% e 2% ao mês.

Fonte: Banco Central do Brasil – Estatísticas monetárias e de crédito. Maio/2021

O que é crédito com garantia de investimentos?

Um empréstimo com garantia de investimentos é uma modalidade em que aplicações financeiras podem ser empenhadas em troca de condições mais vantajosas. Os tipos de investimentos aceitos são:

CDB;
LCI e LCA;
ações;
BDRs;
ETFs;
FIIs.

Essa modalidade ainda é uma relativa novidade para o grande público no Brasil. As ofertas costumam ser mais restritas nas plataformas de bancos e corretoras.

No entanto, essa realidade está mudando. A Nobli, por exemplo, é uma fintech em que você pode usar aplicações financeiras de qualquer banco ou corretora para tomar um empréstimo. E o melhor: trabalhamos com as taxas mais baixas do Brasil, a partir de 0,99% ao mês.

Quer saber qual valor você pode conseguir com os seus investimentos? Faça uma simulação grátis na Nobli agora mesmo!

O que vale mais a pena? Consignado ou crédito com garantia de investimentos?

Vamos supor que você precise tomar R$ 1 mil emprestados para equilibrar o seu orçamento pessoal. Veja a seguir como fica a comparação entre o crédito com garantia de investimentos e os diferentes tipos de empréstimo consignado.

A partir do exemplo acima, o crédito com garantia de investimentos acaba sendo a melhor opção por conta da taxa de juros mais baixa.

No entanto, como os valores liberados dependem da quantia que você tem investida, vale a pena analisar o seu caso em particular.

Para isso, faça uma simulação grátis no site da Nobli e veja qual é o valor que você pode ter liberado em sua conta. Não se esqueça de considerar todos os seus investimentos em CDB, LCI e LCA, ações, BDRs, ETFs e FIIs.

Agora que você já viu na prática a comparação entre o consignado e o crédito com garantia de investimentos, que tal se aprofundar um pouco no assunto? Confira o post que preparamos para entender melhor como funciona e quais os outros benefícios de usar investimentos como garantia de empréstimo. Acesse agora!