O crédito com garantia de imóvel é uma das modalidades que vêm crescendo rapidamente no Brasil. No entanto, outras alternativas já estão surgindo para competir em vantagens e taxas mais baixas, como o crédito com garantia de investimentos.

Apesar de serem operações de natureza bastante parecida, vale a pena se aprofundar nos detalhes de cada uma, pois isso faz toda a  diferença na hora de contratar.

Então, para ajudar a entender melhor as principais diferenças entre esses  empréstimos, mostraremos neste post como cada um deles funciona, suas vantagens e outros detalhes importantes. Acompanhe!

Como contratar crédito com garantia de imóvel?

Um empréstimo com garantia de imóvel, como o próprio nome já diz, é uma operação de crédito na qual um imóvel (apartamento, casa, terreno, sala corporativa e assim por diante) é dado como garantia contra a falta de pagamento. Caso a dívida não seja quitada no prazo combinado, esse bem pode ser vendido para cobrir o saldo.  

Para contratar esse tipo de operação, que também é conhecida como home equity, é necessário que o imóvel esteja registrado em nome da pessoa que solicita o crédito. A partir daí, a instituição financeira avalia o bem e define o valor máximo que pode ser oferecido no empréstimo.

Durante o período da operação, o imóvel fica temporariamente registrado em nome da instituição que emprestou os recursos. Esse registro é feito em cartório, assim como todos os eventos que fazem parte da história de um imóvel.

Ao final da operação, quando os recursos são quitados, o imóvel retorna à posse de seu dono original, com o registro de que todas as obrigações foram quitadas.

Atualmente, as taxas para esse tipo de empréstimo estão na casa de 1% ao mês. Para solicitar, basta entrar em contato com o banco de sua preferência e avaliar as condições. 

Também é possível recorrer às fintechs especializadas nesse serviço, que oferecem mais tecnologia, comodidade e condições mais competitivas.

Como fazer um empréstimo com garantia de investimentos?

No Brasil, essa modalidade ainda é pouco conhecida, mas já está disponível em diversas plataformas de bancos, corretoras e fintechs.

Para fazer uma operação de crédito com garantia de investimentos, você precisa ter em seu nome aplicações financeiras como CDB, LCI, LCA, ações, BDRs, ETFs ou FIIs. Esses investimentos serão avaliados e o crédito será liberado de acordo com o valor aplicado.

Durante o período do empréstimo, essas aplicações financeiras não podem sofrer nenhuma movimentação, mas elas continuam sujeitas às variações do mercado. 

Ou seja, não é possível resgatar um investimento dado como garantia de um empréstimo e nem usá-lo em operações de aluguel ou estratégias com derivativos (no caso das aplicações de renda variável). No entanto, eles continuam rendendo normalmente.

A Nobli é a primeira fintech brasileira que atua de forma independente nesse mercado. Com taxas a partir de 1,29% ao mês você consegue dinheiro rápido, com menos burocracia e 100% online.

Quer saber qual valor você pode conseguir com os seus investimentos? Faça uma simulação grátis na Nobli agora mesmo!

Vantagens desses tipos de empréstimo

Tanto o empréstimo com garantia de imóvel quanto o com garantia de investimento funcionam como uma modalidade de crédito pessoal. Porém, como já visto nos tópicos anteriores, existem algumas diferenças em relação às outras categorias, o que resulta em algumas vantagens. Veja mais a seguir:

Juros baixos 

Os juros estão muito associados aos riscos do crédito. Nesse sentido, as modalidades de empréstimo que têm os menores juros são aquelas em que um bem pode ser indicado como garantia de pagamento. 

O objetivo é reduzir a inadimplência e, ao mesmo tempo, oferecer condições de pagamento melhores para o cliente. Por isso, o crédito com garantia é a opção mais barata do mercado. Veja a média de taxa de juros praticada nas principais categorias: 

  • Crédito pessoal: 6,4% ao mês 
  • Crédito consignado: 2,14% ao mês 
  • Crédito com garantia: 1,2% ao mês 
  • Como você pode perceber, a média de juros da modalidade com garantia é mais atrativa do que em outras categorias. Além disso, é possível encontrar no mercado taxas ainda menores. Prova disso é a Nobli, com taxas a partir de 0,99% ao mês.

    Prestações acessíveis 

    Por ter uma taxa de juros menor e prazo de pagamento maior, as prestações do crédito com garantia são mais acessíveis

    Com todos esses benefícios, quem escolhe essa modalidade de empréstimo pode planejar o pagamento das parcelas sem pesar muito no orçamento.

    Contratação simples 

    As principais ofertas de crédito com garantia do mercado são 100% online. Ou seja, desde a simulação até a contratação, tudo é feito por uma plataforma digital. 

    Dessa forma, todo o processo fica muito mais simples e rápido, já que não existe a preocupação de separar documentos e cópias – que geralmente são exigidos em uma contratação de empréstimo presencial. 

    Essa facilidade é ainda mais marcante no empréstimo com garantia de investimento, que não precisa passar por processos de vistoria como acontece quando o bem é um imóvel, por exemplo. 

    Pode ser utilizado até metade do valor da garantia 

    Esse é um outro grande benefício. Aqui, quanto maior for a valor do bem, maior será o limite liberado para contratação. Veja esse exemplo: 

    Imagine que uma pessoa pretende oferecer um imóvel avaliado em R$ 300.000,00 como garantia de empréstimo. Nesse caso, é possível ter acesso a um crédito de até 50% desse valor, ou seja, R$150.000,00. 

    Essa lógica também funciona para quem tem investimentos em renda fixa e/ou variável. Nesse sentido, a quantidade e o valor dos ativos em carteira influenciam diretamente no limite de crédito liberado.

    O que vale mais a pena? Crédito com garantia de imóvel ou de investimentos?

    Dependendo do valor dos seus investimentos e da quantia que você precisa para financiar, o crédito com garantia de investimentos pode ser uma opção mais vantajosa.

    Isso porque, em caso de falta de pagamento, você teria as suas aplicações liquidadas para cobrir o empréstimo. Já no caso do crédito com garantia de imóvel, há o risco de perder o seu imóvel.

    Além disso, no empréstimo com garantia de investimento as aplicações continuarão rendendo normalmente. Ou seja, você consegue o dinheiro emprestado e não deixa de ter o retorno dos investimentos em ações e/ou títulos.

    Entendendo melhor as diferenças entre o crédito com garantia de imóvel e o com garantia de investimento, você amplia as suas possibilidades e pode escolher com mais segurança a melhor opção para organizar as suas finanças ou impulsionar um projeto.

    Ficou mais alguma dúvida sobre como funciona o crédito com garantia de imóvel e de investimento? Então faça uma simulação grátis no site da Nobli e tenha acesso a informações detalhadas como limite de crédito, prazo para pagamento e valor das parcelas. Clique aqui e saiba agora mesmo.