Se você tem investimentos em bancos e corretoras, pode já ter se deparado com a necessidade de consolidar tudo em um só lugar. É justamente para isso que serve o CEI da B3.

O CEI é uma plataforma gratuita que está disponível para todos os investidores brasileiros. Ele pode ser facilmente acessado por quem tem um CPF cadastrado na bolsa de valores.

A partir de agora, você vai entender como ele funciona, como fazer o seu primeiro acesso e como aproveitar o melhor dessa ferramenta, especialmente na hora de investir em ações. Continue conosco!

O que é o CEI da B3?

O Canal Eletrônico do Investidor (CEI) é um site gratuito da B3, a bolsa de valores brasileira, que ajuda as pessoas a terem uma melhor visibilidade de seus investimentos. 

O objetivo do CEI é consolidar em um mesmo lugar as aplicações financeiras de um mesmo CPF. A plataforma mostra investimentos em: 

  • ações;
  • opções de ações; 
  • ETFs;
  • BDRs; 
  • FIIs;
  • CDBs;
  • LCIs;
  • LCAs.
  • Na plataforma, você também consegue ver os proventos a serem recebidos (dividendos e JCP), ver as operações de empréstimos de ativos e acessar extratos das suas movimentações nos diversos segmentos de negociação da B3.

    Como acessar o CEI da B3?

    Quem investe na bolsa de valores por meio de um banco ou corretora que tem integração com o CEI já pode acessar a plataforma. Basta acessar o site do CEI, informar o número do CPD que você deseja consultar e clicar no link para gerar a primeira senha.

    Após esse primeiro passo, é possível criar uma senha de acesso a uma área exclusiva. É nela que você vai encontrar todas as movimentações registradas em um determinado CPF.

    A partir daí, basta navegar entre os menos “Investimentos” e “Extratos e Informativos” para explorar as funcionalidades do CEI.

    Você também pode configurar o envio de extratos periódicos por correio ou para o seu e-mail, separados de acordo com cada instituição em que você tem aplicações financeiras.

    Nova área do investidor da B3

    O CEI está sendo gradualmente substituído por uma nova área logada do investidor na B3. A plataforma também oferece a consolidação de aplicações, mas com mais recursos: movimentações filtradas por período, total acumulado e garantias.

    Além disso, agora também é possível extrair os dados e fazer download em formato de planilha ou PDF. Da mesma maneira que o CEI, basta criar uma senha para acessar.

    Utilizar uma plataforma agregadora de investimentos é fundamental no seu planejamento financeiro.

    Isso porque, além de acompanhar a performance das suas aplicações, é possível entender rapidamente como anda a diversificação dos seus investimentos e se é necessário fazer alguma melhoria.

    Por isso, agora que você já conhece o CEI B3 e sabe como ele pode te ajudar a investir melhor, que tal entender a fundo como construir o seu patrimônio de maneira mais inteligente? Baixe grátis o ebook Como Montar a Carteira de Investimentos Ideal e saiba mais!