E se você pudesse investir em todas as empresas do Índice Bovespa de uma só vez? É isso o que o BOVA11 permite. Ele é um ETF que replica exatamente o comportamento do índice, seja na alta, seja na baixa.

Dessa forma, ele é uma ferramenta bastante útil para quem busca a diversificação nos investimentos de forma prática e barata.

A partir de agora, vamos entender mais detalhes sobre essa aplicação e ver como investir em BOVA11. Acompanhe!

O que é BOVA11?

Lançado pela BlackRock em 2008, o BOVA11 é um ETF (da sigla em inglês, Exchange Traded Fund: fundo negociado em bolsa). Ele está na lista dos ativos mais negociados do Brasil nessa categoria.

Os ETFs também são chamados de fundo de índice. Sua função é justamente investir em todos os ativos que compõem o seu indicador de referência.

Nome do ativoiShares Ibovespa Fundo de Índice
Código de negociação na bolsaBOVA11
Taxa de administração0,10%
GestãoBlackRock

Se o índice de referência é o Ibovespa, o ETF terá uma carteira composta por todas as ações que formam esse indicador de maneira proporcional. O objetivo é reproduzir exatamente o comportamento do índice.

A principal vantagem de um ETF é justamente essa: permitir que você invista nos ativos que compõem um índice, seguindo a sua metodologia. Dessa forma, você não precisa ter todo o dinheiro necessário para investir em ações do Ibovespa separadamente, por exemplo.

Dessa maneira, é mais fácil acompanhar e calibrar a sua carteira, uma vez que esses fundos atualizam a sua composição de acordo com as mudanças que houverem em um índice.

Outra vantagem é o custo: uma vez que se trata de um fundo com gestão passiva, a taxa de administração costuma ser menor. No caso do BOVA11, ela é de 0,10% ao ano, recolhida automaticamente.

Por outro lado, como não há uma pessoa gerenciando os recursos do fundo com o objetivo de superar o índice, a rentabilidade dos ETFs fica muito próxima ao desempenho de seu índice de referência, independente da direção em que ele caminhe. 

Como investir em BOVA11?

O primeiro passo para investir em BOVA11 é abrir uma conta em uma corretora de valores. Existem diversas opções no mercado, gratuitas ou pagas. O ideal é encontrar a plataforma que melhor atenda às suas necessidades.

Depois, é o momento de acessar o home broker da sua corretora. Na aba de compra de ativos, basta digitar o código de negociação BOVA11 (também chamado de ticker) e escolher a quantidade de cotas que você deseja comprar.

É possível comprar cotas individuais do BOVA11. Assim, se o ativo custar R$ 100, por exemplo, basta ter essa quantia disponível na conta da corretora para fazer a aquisição de uma cota.

Para saber quanto dinheiro é necessário para investir, basta multiplicar a cotação do BOVA11 pela quantidade de cotas que você deseja comprar. Assim, seguindo o exemplo anterior, seria necessário investir R$ 1 mil para ter 100 cotas do ETF.

Conheça outros ETFs que replicam o Ibovespa

O BOVA11 é o principal ETF de Ibovespa no Brasil, mas não é o único. De acordo com a lista dos ETFs listados na B3, confira a seguir outras opções para investir nesse mesmo índice:

  • BBOV11: do Banco do Brasil, tem taxa de administração de 0,18% ao ano;
  • BOVB11: do Bradesco, tem taxa de administração de 0,20% ao ano;
  • BOVV11: do Itaú, tem taxa de administração de 0,30% ao ano;
  • XBOV11: da Caixa Econômica Federal, tem taxa de administração de 0,50% ao ano;
  • SAET11: do Banco Safra, tem taxa de administração de 0,25% ao ano.
  • Sabia que o BOVA11 pode ser usado como garantia de um empréstimo?

    Além das operações habituais da bolsa de valores, é possível usar um ETF como o BOVA11 para obter um empréstimo.

    Essa é uma modalidade relativamente nova no Brasil e, até pouco tempo, estava restrita ao público do Private Banking: o Crédito com Garantia de Investimentos (CGI). 

    No Brasil, a Nobli é a primeira fintech a oferecer esse serviço de maneira independente e por uma das menores taxas de juros do mercado. Faça uma simulação gratuita e veja quais são as condições para você.

    Agora, você conhece melhor o BOVA11 e entende como ele pode te ajudar a diversificar investimentos. Mas você sabe qual é a hora certa de resgatá-lo? Baixe grátis o ebook Vale a Pena Resgatar Meus Investimentos e saiba mais!