Apesar de pouco conhecido pelos brasileiros, o Registrato é uma ferramenta do Banco Central disponível para que qualquer pessoa consiga consultar suas informações em instituições financeiras no Brasil. 

Por meio dele, você tem uma visão consolidada de toda a sua história bancária, incluindo até mesmo as contas que você já encerrou. 

Descubra a partir de agora o que é o Registrato, quais dados estão disponíveis e como consultar as suas informações no sistema.  

O que é o Registrato? Quais dados estão disponíveis? 

O Registrato é um sistema do Banco Central do Brasil que consolida todo o seu histórico de relacionamento com instituições financeiras.  

Por meio dele, é possível consultar em quais bancos você possui conta ou chaves Pix cadastradas. Além disso, também é possível gerar relatórios das suas operações de câmbio e crédito filtradas por período. 

Os dados disponíveis no Registrato são: 

  1. as chaves Pix que você cadastrou em instituições financeiras; 
  1. operações de crédito;
  1. gastos no cartão de crédito e valor do limite; 
  1. operações de câmbio e transferências internacionais; 
  1. contas bancárias;
  1. contas em corretoras; 
  1. contas em meios de pagamento (PayPal e Picpay, por exemplo). 

Como acessar o Registrato? 

Para ter acesso às suas informações, você precisará de algum tipo de autenticação da sua identidade em meios digitais.  

Isso pode ser feito por meio do seu próprio banco, via aplicativo ou Internet Banking. Veja o passo a passo para acessar: 

Passo 1 

Abra o app ou Internet Banking do seu banco e procure a opção Registrato. 

Passo 2 

Clique no site indicado para fazer o credenciamento no Banco Central

Passo 3 

Informe seus dados pessoais para gerar uma frase de segurança. 

Passo 4 

Copie a frase de segurança gerada no site do Banco Central para o campo indicado no site ou app do seu banco e prossiga com a validação. 

Passo 5 

Depois da validação, volte à mesma aba do site do Banco Central, termine de preencher seus dados e crie uma senha. Logo depois, você poderá acessar suas informações no Registrato. 

Outras formas de acessar o Registrato 

Você pode acessar diretamente a plataforma do Registrato no site do BC com um certificado digital: um e-CPF do tipo A1 ou A3. Nesse caso, você não precisa fazer a operação a partir do seu banco. 

Também é possível solicitar documentos físicos desses registros. Você pode fazer essa consulta por correspondência ou pode ir pessoalmente à sede central do BC em Brasília-DF. 

Como consultar o Registrato de pessoa jurídica?

Assim como é possível consultar seu CPF no sistema do Banco Central, o histórico bancário dos CNPJs também está disponível.

Quem tem uma conta PJ deve fazer o mesmo procedimento descrito acima, escolhendo “Sou Pessoa Jurídica” na opção “Primeiro Acesso”.

As mesmas informações e o histórico completo de movimentações poderão ser vistas de maneira consolidada.

Para que serve o Registrato? Ele é seguro? 

As informações disponíveis no Registrato são para sua consulta exclusiva e não estão disponíveis para outras pessoas ou instituições. 

Como o sistema é mantido pelo Banco Central, existe um pesado investimento em tecnologia e segurança para que seus dados fiquem sempre protegidos. 

O objetivo dessa ferramenta é que, com a implementação do Open Banking no Brasil, você tenha mais liberdade para escolher as instituições financeiras com as quais quer manter um relacionamento. 

Além disso, com base no seu histórico, você também pode conseguir barganhar melhores condições, como crédito mais barato ou tarifas menores, por exemplo. 

O Registrato do Banco Central é uma ferramenta poderosa para ajudar em suas finanças pessoais. Quer saber como? Preparamos um conteúdo para explicar melhor como você pode otimizar o seu planejamento financeiro. Clique e confira!