Já pensou em não ter de resgatar seus investimentos para comprar aquilo que você deseja? O crédito com garantia de investimento oferece essa possibilidade. Essa ferramenta ainda é uma possibilidade relativamente recente no Brasil, mas pode ser uma poderosa aliada do seu planejamento financeiro.

A partir de agora, você vai saber um pouco mais sobre como funciona essa modalidade de empréstimo e entender como adaptá-la às suas necessidades. Dessa forma, descobrirá uma ferramenta poderosa para otimizar o seu planejamento financeiro.

Como funciona o crédito com garantia de investimento?

Como mencionamos, o crédito com garantia de investimento é uma modalidade de empréstimo com juros mais baixos.

Nela, investimentos como CDB, LCI, LCA, ações, debêntures e outros ativos financeiros podem ser dados como garantia de pagamento.

Dessa forma, você não precisa resgatar seus investimentos de longo prazo para cobrir uma emergência ou aproveitar uma oportunidade. Basta apenas contratar o serviço e ter a quantia disponível em poucos dias.

Uma das maiores vantagens desse tipo de operação é a taxa de juros mais baixa: ela pode ser até 21 vezes mais barata que as modalidades de crédito mais tradicionais, como você vê a seguir.


Quem pode usar o crédito com garantia de investimento?


Qualquer pessoa que tenha quantias investidas em CDB, LCI, LCA, ações, Fundos Imobiliários, ETFs e outros ativos financeiros pode usá-los como garantia em uma operação desse tipo.

No site da Nobli, por exemplo, você consegue simular os valores e o prazo pelo qual deseja contratar essa operação de forma simples e rápida.

Basta informar a quantia que você deseja, definir o prazo de pagamento e adicionar os investimentos que servirão como garantia. Em seguida, você já conseguirá saber o valor da parcela e o limite de crédito disponível para você. É possível contratar um empréstimo a partir de R$ 5 mil e quitar em até 36 meses.

É seguro contratar esse tipo de empréstimo?

Apesar de ainda ser uma novidade no mercado brasileiro, esse tipo de financiamento é seguro e oferece vantagens como qualquer outra modalidade de crédito com garantia.

É claro, é necessário prestar atenção às condições do contrato e aos prazos de pagamento pois, assim como nas demais operações desse tipo, seus ativos podem ser liquidados em caso de falta de pagamento.

Dessa maneira, o próprio mecanismo da operação faz com que essa modalidade de crédito seja mais segura também para o cliente. Nela as chances são muito menores de que, em caso de inadimplência, a dívida se torne uma bola de neve ou que haja a necessidade de se negativar o cliente em birôs de crédito como SERASA ou SPC, uma vez que o empréstimo é quitado quando as garantias são suficientes e são executadas.

Além disso, seus investimentos não sofrem nenhuma movimentação durante o prazo do empréstimo. Isso permite que eles continuem rendendo normalmente enquanto você realiza seus projetos. Terminado o prazo do empréstimo, você pode movimentá-los como desejar.

Onde contratar um financiamento dessa modalidade?

A Nobli é a primeira fintech a oferecer crédito com garantia de investimento para o grande público no Brasil. Apesar de a modalidade ainda ser relativamente uma novidade, ela já faz parte da rotina de clientes Private, por exemplo.

Esse público já aprendeu a usá-la como uma importante aliada no planejamento financeiro, uma vez que não é necessário mudar planos de longo prazo para encaixar oportunidades de investir em um negócio ou resolver uma emergência. A tendência é que esse tipo de empréstimo ganhe cada vez mais adeptos.

Alguns bancos já oferecem esse produto, mas de forma bastante deficiente, e até com alguns conflitos de interesse. As taxas de juros ainda são altas, pois o banco não quer que esse produto concorra com as outras modalidades de crédito mais caras que ele já oferece, como o crédito pessoal sem garantia. Além disso, eles também só costumam aceitar como garantia seus próprios CDBs, LCIs, LCA ou fundos, que geralmente não são as melhores opções de investimento disponíveis no mercado. Então o cliente acaba perdendo dos dois lados: os juros são mais altos, e o investimento usado como garantia rende pouco.

A Nobli, por outro lado, oferece mais possibilidades para você. Além das taxas de juros serem mais baixas (a partir de 0,79% ao mês), a lista de investimentos que podem ser usados como garantia é muito mais ampla. Quer saber mais sobre como funciona o nosso serviço? Acesse o site da Nobli e faça uma simulação gratuita.