O crédito com garantia tem sido uma boa opção para quem procura empréstimo pessoal com menor taxa de juros e condições de pagamento diferenciadas. No Brasil, é possível contratar essa modalidade de crédito utilizando veículos, imóveis e, mais recentemente, ações como garantia para empréstimos.  

Essa última opção costuma ser bastante vantajosa, tendo em vista que, ao colocar seus investimentos como garantia, você tem acesso a uma determinada quantia em dinheiro sem precisar se desfazer dos seus ativos. 

Além disso, durante todo o período de contratação suas ações e outros títulos continuam rendendo normalmente. 

Confira no post de hoje todos os benefícios dessa categoria de crédito e entenda como utilizar suas aplicações na bolsa para obter vantagens financeiras.

Benefícios de usar investimentos em ações como garantia para crédito

Utilizar ações como garantia para obter crédito é uma ótima estratégia para conseguir dinheiro sem precisar vendê-las. Além disso, você pode contar com os seguintes benefícios:  

Rapidez e comodidade ao utulizar ações como garantia

Todas as etapas que envolvem a contratação de crédito com garantia de investimentos (CGI) são totalmente online. 

Isso quer dizer que, quando a solicitação de crédito for aprovada, o dinheiro estará disponível na conta em poucos dias.

Isso tudo sem a necessidade de assinaturas presenciais e de avaliações demoradas do bem, como acontece nas garantias de veículo e imóvel.

Taxa de juros baixa

A taxa de juros para essa modalidade de crédito é uma das mais baixas do mercado. Na Nobli, por exemplo, é possível conseguir um empréstimo com juros a partir de 0,9% ao mês; bem abaixo da média de 6% praticada pelo crédito pessoal tradicional.  

Possíveis vantagens fiscais 

Utilizar ações como garantia para obter crédito em vez de vendê-las também pode ser vantajoso quando o assunto é tributação. Isso acontece porque certos investimentos têm tributação de Imposto de Renda e/ou IOF no resgate. 

Então, quem opta por resgatar os valores aplicados em vez de fazer um empréstimo pode perder parte da rentabilidade ao pagar os tributos.

Para que não fique nenhuma dúvida, veja o exemplo abaixo: 

Carlos possui mais de R$ 50 mil aplicados em ações e está precisando de uma determinada quantia em dinheiro para suprir uma necessidade de curto prazo.  

Sendo assim, ele teve a ideia de vender essas ações para resolver seu problema, mas não tem certeza se essa é a melhor decisão, já que acredita que suas aplicações podem gerar um bom retorno no futuro. 

Nesse caso, se a decisão de vender as ações for mantida, além de “perder” os ativos, será necessário pagar Imposto de Renda sobre o lucro líquido obtido (para valores acima de R$ 20 mil). 

Outra opção – geralmente a mais vantajosa – é solicitar um empréstimo com garantia de ações, que, além de manter os ativos em carteira, não incide no Imposto de Renda

Possibilidade de otimização ao usar ações como garantia

Otimizar um investimento significa alavancar sua capacidade de maximizar os retornos. Nesse sentido, podemos considerar o CGI uma boa ferramenta de otimização, pois permite aos investidores obter uma linha de crédito que pode ser utilizada para diversos outros investimentos. 

Isso significa que o valor do empréstimo pode ser usado para iniciar um negócio, expandir uma empresa ou até mesmo comprar outros ativos no mercado de capitais. 

Você ganha 2 vezes 

Além de contar com uma taxa de juros mais baixa, as ações utilizadas como garantia para conseguir crédito continuarão rendendo normalmente durante todo o período do empréstimo. Ou seja, você tem acesso ao valor contratado e ainda continua sendo remunerado pelas suas aplicações. 

Outro detalhe importante é que, assim que o total da dívida for quitado, todos os ativos colocados em garantia são desbloqueados e ficam liberados para qualquer tipo de transação.

Como a Nobli pode ajudar? 

Até aqui, você viu as principais vantagens de utilizar ações como garantia de crédito e talvez esteja se perguntando se essa modalidade é realmente a melhor opção para seu caso.

Para chegar a uma resposta satisfatória, é importante entender todos os detalhes, que também podem ser de forma personalizada. 

Sendo assim, você pode fazer uma simulação com os seus dados no site da Nobli e ter uma visão muito mais clara de todo o processo. Tenha acesso a informações como: 

  • Limite de crédito; 
  • Valor das parcelas; 
  • Prazo para pagamento; 
  • Taxa de juros; e outras informações. 
  • E não para por aí. Como sabemos que ainda podem restar dúvidas sobre este assunto, criamos um guia completo sobre crédito com garantia de investimentos. Nele você encontrará respostas para as perguntas mais recorrentes sobre o CGI: 

  • Quais as principais vantagens desse tipo de empréstimo 
  • Em quais situações é indicado usar o CGI? 
  • Quem pode contratar?  
  • Como funciona a análise de crédito? 
  • Como aproveitar essa modalidade da melhor maneira possível? 
  • Como declarar o investimento usado como garantia do crédito?
  • Então, faça agora mesmo o download do e-book e saiba tudo sobre como usar ações como garantia para empréstimo.