Mesmo com o aumento da inflação e da taxa básica de juros, a demanda por crédito pessoal como empréstimo com garantia tem aumentado consideravelmente no Brasil. 

Isso é o que apontam os dados de um levantamento da Serasa Experian, divulgado pela Valor Invest. Segundo os indicadores da pesquisa, houve uma alta recorde de 19,4% no consolidado de 2021 comparado ao ano anterior; sendo o aumento mais expressivo desde 2008.

Considerando essas informações, saiba mais sobre o empréstimo com garantia, seus benefícios e outros detalhes importantes. Acompanhe! 

O que é crédito com garantia?  

O crédito com garantia é uma modalidade de empréstimo que vem crescendo muito no Brasil, tendo em vista o aumento da demanda por melhores condições de pagamento e juros mais baixos. 

O processo de contratação ocorre mediante alienação fiduciária, isto é, o contratante precisa oferecer um imóvel, veículo ou qualquer outro bem valioso como garantia à instituição credora. 

Atualmente, esse tipo de crédito é um dos mais vantajosos do mercado.

Como funciona o crédito com garantia?  

Como o próprio nome sugere, no crédito com garantia o contratante oferece um bem a determinada instituição financeira para que ocorra a liberação de um empréstimo.  

Dessa forma, a propriedade do ativo é transferida para a empresa credora. No final do processo, isto é, quando o pagamento do valor integral previsto em contrato é efetuado, o bem volta a ser propriedade do contratante. 

O empréstimo com garantia pode ser dividido em categorias, que são caracterizadas pelo bem colocado em garantia.  

Quais as opções do crédito com garantia?  

Atualmente, no mercado brasileiro podemos encontrar pelo menos cinco categorias de empréstimo com garantia. As mais conhecidas são: 

Imóvel

No empréstimo com garantia de imóvel ou Home Equity, utiliza-se um imóvel residencial ou comercial como garantia.  

Segundo informações do Estadão, o Home Equity oferece as melhores condições do mercado, já que, além dos juros baixos, os prazos e valores liberados são mais elevados. 

Para utilizar essa categoria de crédito, o bem não precisa estar totalmente quitado e o valor solicitado não pode ultrapassar mais de 60% do valor do imóvel. 

Em caso de inadimplência, o imóvel será tomado pela instituição financeira, que estará legalmente autorizada a leiloar o bem para pagar a dívida. 

Automóvel 

Nessa categoria, o bem alienado é um veículo, que pode ser utilizado pelo contratante normalmente.  No entanto, o bem não pode ser vendido até o pagamento total do valor do empréstimo.

Outro detalhe importante é que, geralmente, os veículos aceitos pelas instituições não podem ter mais de 15 anos de fabricação e precisam estar com os documentos em dia. 

Além disso, o prazo máximo para pagamento do empréstimo é de até 60 meses. 

Salário 

Outra opção de empréstimo com garantia é o consignado. Nesse caso, o desconto das parcelas ocorre automaticamente no salário ou benefício do INSS. 

Ao contrário do que muita gente pensa, essa categoria de crédito não está restrita aos funcionários públicos, aposentados e pensionistas. Isso quer dizer que também existem no mercado opções para funcionários de empresas privadas. 

Celular 

Embora seja uma prática relativamente recente no Brasil, o empréstimo com garantia de celular já possui muitos adeptos no país. 

Geralmente, as empresas que oferecem esse tipo de crédito disponibilizam um aplicativo para que os interessados possam solicitar uma análise e a comprovação dos documentos pessoais.  

Os valores liberados em um empréstimo com garantia de celular costumam ser menores e geralmente não ultrapassam R$ 3,5 mil.  

No que diz respeito aos prazos, o tempo médio de concessão é de até 12 meses. 

Joias 

Também é possível contratar um empréstimo utilizando a penhora de jóias por meio de um banco. A quantia liberada para essa categoria varia de 80% a 100% do valor da peça.

O processo de contratação é simplificado e a liberação do dinheiro ocorre no mesmo dia da avaliação do bem.  

Para o pagamento, o cliente tem um prazo que pode variar de 30 a 180 dias. Quanto à taxa de juros, a aplicação média é de 2,5% ao mês. 

Investimentos 

Essa é uma modalidade de crédito nova no mercado e uma boa oportunidade para pagar menos juros em um empréstimo.  

Aqui na Nobli, por exemplo, oferecemos uma das melhores condições do mercado com taxas a partir de 0,99% ao mês 

Para contratar um empréstimo com garantia de investimento, o interessado precisa ter alguns investimentos e disponibilizá-los para a instituição credora. 

Esses ativos ficarão bloqueados até que a última parcela do empréstimo seja paga. Porém, esses investimentos continuarão rendendo normalmente. 

Quais os principais benefícios do crédito com garantia?  

O empréstimo com garantia oferece um conjunto de benefícios que não são encontrados em outras modalidades de crédito. Veja os principais: 

Taxas de juros menores 

As taxas de juros estão diretamente ligadas ao grau de risco envolvido em uma concessão de crédito. Nesse sentido, no crédito com garantia esses riscos são bem menores, já que um bem é oferecido como garantia caso a dívida não seja quitada.  

Considerando tudo isso, o empréstimo com garantia é certamente uma das melhores opções do mercado para quem não está disposto a pagar juros altos e pode disponibilizar um bem no ato da contratação. 

Estar inadimplente não é impeditivo crédito com garantia

Estar inadimplente ou com o “nome sujo” não impede a contratação de um empréstimo com garantia

O motivo disso é bem fácil de entender e segue uma lógica parecida com a taxa de juros.O risco de a empresa credora ficar no prejuízo é muito pequeno, pois um bem com valor equivalente ao crédito está sob sua posse. 

Simplicidade na contratação do crédito com garantia 

Nada de muitos documentos e comprovantes. A contratação de um empréstimo com garantia é simples e na maioria das vezes 100% online. Nesse sentido, a liberação do dinheiro também é rápida e sem complicações. 

As parcelas são acessíveis do crédito com garantia

Como os juros são menores, as parcelas dessa modalidade de empréstimo também são menores, quando comparadas com outras opções de crédito no mercado.

Além da influência dos juros, o valor mensal costuma ser menor quando o prazo total para pagamento é maior. Então, essa pode ser uma boa saída para quem precisa pegar dinheiro emprestado e não pode pagar parcelas altas.

Prazos de pagamento maiores com o crédito com garantia

Como visto até aqui, solicitar crédito mediante uma garantia é uma das melhores opções para quem deseja pagar menos juros e conseguir boas condições de pagamento. 

Sendo assim, a possibilidade de escolher um prazo de pagamento maior é certamente mais uma vantagem dessa categoria de empréstimo. 

Com o crédito com garantia seu bem permanece com você

Mesmo estando alienado, o devedor pode continuar usufruindo do bem, como ocorre com imóveis e veículos.  

Nesse caso, o que não pode acontecer é a venda do bem em garantia, já que ele fica em nome da empresa credora até a quitação completa da dívida.  

Como fazer um empréstimo com segurança com o crédito com garantia? 

Antes de fazer um empréstimo, é fundamental a elaboração de um planejamento financeiro. Para isso, não são necessários cálculos complexos ou expertise no assunto, mas apenas uma boa noção de suas receitas e compromissos financeiros por um determinado período. 

Além da segurança financeira, outros aspectos ligados à confiabilidade da credora precisam ser considerados.

Nesse sentido, pode ser útil fazer uma lista com os principais pontos a serem observados antes de contratar um empréstimo. Veja algumas sugestões: 

  • Pesquise a reputação da instituição credora; 
  • Desconfie de propostas que solicitam algum pagamento antecipado; 
  • Só assine o contrato quando estiver realmente ciente de todas as cláusulas. Se for necessário, esclareça as suas dúvidas com algum atendente ou outro canal de atendimento da empresa; 
  • Não faça nenhum pagamento para pessoa física; 
  • Para empréstimos online, observe se o site possui certificado de segurança (um cadeadinho na barra de endereço);
  • Verifique se a instituição é autorizada pelo Banco Central; e 
  • Faça simulações de empréstimo. 

Viu como o crédito com garantia é vantajoso? Agora que você já conhece os seus principais benefícios, saiba mais detalhes sobre a categoria mais barata do mercado: o empréstimo com garantia de investimentos.  

Faça uma simulação utilizando os investimentos da sua carteira e descubra agora mesmo as propostas de crédito com garantia que a Nobli tem para você. Clique aqui!