O crédito com garantia de imóvel é uma das modalidades que vêm crescendo rapidamente no Brasil. No entanto, outras alternativas já estão surgindo para competir em vantagens e taxas mais baixas, como o crédito com garantia de investimentos.

Apesar de serem operações de natureza bastante parecida, vale a pena se aprofundar nos detalhes de cada uma, pois isso faz toda a  diferença na hora de contratar.

Para ajudar você, vamos entender a partir de agora as principais diferenças entre esses tipos de empréstimo e ver como considerá-los da melhor maneira no planejamento financeiro. Acompanhe!

Como fazer um empréstimo com garantia de imóvel?

Um empréstimo com garantia de imóvel, como o próprio nome já diz, é uma operação de crédito na qual um imóvel (apartamento, casa, terreno, sala corporativa e assim por diante) é dado como garantia contra a falta de pagamento. Caso a dívida não seja quitada no prazo combinado, esse bem pode ser vendido para cobrir o saldo.  

Para contratar esse tipo de operação, que também é conhecida como home equity, é necessário que o imóvel esteja registrado em nome da pessoa que solicita o crédito. A partir daí, a instituição financeira avalia o bem e define o valor máximo que pode ser oferecido no empréstimo.

Durante o período da operação, o imóvel fica temporariamente registrado em nome da instituição que emprestou os recursos. Esse registro é feito em cartório, assim como todos os eventos que fazem parte da história de um imóvel.

Ao final da operação, quando os recursos são quitados, o imóvel retorna à posse de seu dono original, com o registro de que todas as obrigações foram quitadas.

Atualmente, as taxas para esse tipo de empréstimo estão na casa de 1% ao mês. Para solicitar, basta entrar em contato com o banco de sua preferência e avaliar as condições. 

Também é possível recorrer às fintechs especializadas nesse serviço, que oferecem mais tecnologia, comodidade e condições mais competitivas.

Como fazer um empréstimo com garantia de investimentos?

No Brasil, essa modalidade ainda é pouco conhecida, mas já está disponível em diversas plataformas de bancos, corretoras e fintechs.

Para fazer uma operação de crédito com garantia de investimentos, você precisa ter em seu nome aplicações financeiras como CDB, LCI, LCA, ações, BDRs, ETFs ou FIIs. Esses investimentos serão avaliados e o crédito será liberado de acordo com o valor aplicado.

Durante o período do empréstimo, essas aplicações financeiras não podem sofrer nenhuma movimentação, mas elas continuam sujeitas às variações do mercado. 

Ou seja, não é possível resgatar um investimento dado como garantia de um empréstimo e nem usá-lo em operações de aluguel ou estratégias com derivativos (no caso das aplicações de renda variável). No entanto, eles continuam rendendo normalmente.

A Nobli é a primeira fintech brasileira que atua de forma independente nesse mercado. Com taxas a partir de 0,79% ao mês você consegue dinheiro rápido, com menos burocracia e 100% online.

Quer saber qual valor você pode conseguir com os seus investimentos? Faça uma simulação grátis na Nobli agora mesmo!

O que vale mais a pena? Crédito com garantia de imóvel ou de investimentos?

Dependendo do valor dos seus investimentos e da quantia que você precisa para financiar, o crédito com garantia de investimentos pode ser uma opção mais vantajosa.

Isso porque, em caso de falta de pagamento, você teria as suas aplicações liquidadas para cobrir o empréstimo. Já no caso do crédito com garantia de imóvel, há o risco de perder o seu imóvel.

Além disso, como vimos acima, a taxa pode ser até 40% mais barata. Vamos ver como funcionaria na prática?

Suponha que você precise de R$ 100 mil emprestados. Imagine também que você tenha aplicações financeiras como CDB, LCI e LCA, ações, BDRs, ETFs ou FIIs em valores equivalentes.

Como você viu no exemplo acima, o crédito com garantia de investimentos acaba sendo a melhor opção. No entanto, como os valores liberados dependem da quantia que você já tem investida, vale a pena analisar o seu caso.

Para isso, faça uma simulação grátis no site da Nobli e veja qual é o valor que você pode ter liberado em sua conta. Não se esqueça de considerar todos os seus investimentos em CDB, LCI e LCA, ações, BDRs, ETFs e FIIs.

Entendendo melhor as diferenças entre o crédito com garantia de imóvel e outras modalidades, como o próprio crédito com garantia de investimentos, você amplia as suas possibilidades. Então, que tal conhecer mais sobre essa categoria? Confira o post que preparamos para entender como funciona e quais os outros benefícios de usar investimentos como garantia de empréstimo.