Você sabia que o crédito com garantia é a forma mais barata de fazer um empréstimo? E que existem diferentes tipos de crédito com garantia? Como imóveis, veículos e até investimentos que podem ser utilizados nesse tipo de operação?

A partir de agora, você vai conhecer mais detalhes sobre os empréstimos com garantia, entender as principais diferenças entre os tipos de crédito com garantia disponíveis e saber quais são as vantagens que cada um oferece.

Ao final, você vai descobrir que pode turbinar as suas possibilidades usando essa ferramenta no seu planejamento financeiro. Confira mais detalhes!

O que é um empréstimo com garantia?

Um empréstimo com garantia é uma operação que envolve um bem ou ativo financeiro. Esse bem ou ativo serve para cobrir o valor da dívida em caso de falta de pagamento.

Como essa é uma modalidade de crédito mais segura para as instituições financeiras, os juros costumam ser mais baixos. 

No Brasil, tanto os bancos tradicionais quanto as fintechs de crédito oferecem empréstimos com garantia. 

As condições costumam variar bastante em função dos ativos dados como garantia, do prazo do empréstimo e das taxas de juros. No entanto, como as fintechs costumam ser mais especializadas em determinados tipos de operação, acabam oferecendo condições mais vantajosas para atrair mais clientes.

Existem diferentes formas de empréstimo com garantia e as condições variam de acordo com a modalidade e a instituição que oferece. Confira as alternativas a seguir.

Crédito com garantia de imóvel

Também conhecido como home equity, é um tipo de empréstimo no qual um imóvel é dado como garantia. 

Durante o período do empréstimo, esse imóvel passa a ser temporariamente registrado em nome da instituição financeira que liberou o crédito. 

Ao final da operação, o imóvel é devolvido ao proprietário original. Em caso de inadimplência, o imóvel pode ser vendido para quitar a dívida.

Os valores liberados nesse tipo de operação costumam ser maiores, assim como o prazo de pagamento.

As taxas para o crédito com garantia de imóvel ficam em torno de 1% ao mês. Para você ter uma ideia, a taxa de juros do rotativo do cartão hoje está em 13% ao mês, de acordo com os dados mais recentes do Banco Central.

Crédito com garantia de veículo

O chamado auto equity segue o mesmo mecanismo do empréstimo com garantia de imóvel. Nele, é possível obter crédito equivalente a até 90% do valor do veículo, desde que ele esteja quitado.

Tanto carros quanto motos podem ser dados como garantia nessa operação, mas eles precisam estar registrados no nome da pessoa que solicita o empréstimo. 

Os veículos passam por uma vistoria que considera o ano de fabricação, o valor de mercado, a quilometragem, entre outros fatores.

Crédito com garantia de FGTS

Uma modalidade recente no Brasil, o consignado com garantia do FGTS foi instituído pela Lei 13.313/2016. 

Nele, os trabalhadores com carteira assinada podem comprometer até 30% de seu salário com a parcela de um empréstimo, que é descontada automaticamente na folha de pagamento.

A diferença em relação ao consignado tradicional é que as instituições financeiras podem consultar e reservar diretamente na conta de FGTS dos trabalhadores a quantia necessária para quitar a dívida. Assim, em caso de falta de pagamento, o valor é sacado do fundo para cobrir a operação.

É possível comprometer até 10% do saldo do FGTS com esse tipo de empréstimo e até 100% do valor da multa rescisória em caso de demissão sem justa causa.

Crédito com garantia de investimentos

Outra novidade para o grande público no Brasil é o crédito com garantia de investimentos. Nessa modalidade, você pode usar como garantia aplicações como CDB, LCI, LCA, debêntures e ações.

Durante o período do empréstimo, seus títulos ficam congelados, sem sofrer nenhuma movimentação. No entanto, continuam rendendo normalmente ou, no caso das ações, seguem acompanhando a variação do mercado. Em caso de falta de pagamento, essas aplicações são executadas para cobrir o valor devido.

Ao final da operação, quando todas as obrigações estiverem quitadas, você fica livre para movimentar seus recursos como desejar. É assim que o crédito com garantia de investimentos permite que você se capitalize sem abrir mão de seus investimentos de longo prazo.

Apesar de ser uma importante ferramenta de planejamento financeiro pessoal, esse tipo de operação ainda é pouco difundido no Brasil. 

Isso porque as instituições geralmente atrelam esse crédito aos próprios investimentos em sua plataforma. Dessa maneira, as opções ficam limitadas à prateleira dos próprios bancos e corretoras que têm esse recurso.

No entanto, essa realidade está começando a mudar. A Nobli é a primeira fintech brasileira que atua de forma independente nesse mercado. Com taxas a partir de 0,79% ao mês você consegue dinheiro rápido, com menos burocracia e 100% online.

Quais são as vantagens do empréstimo com garantia? Quando vale a pena contratar?

Como já mencionamos, as modalidades de crédito com garantia oferecem as taxas mais baixas do mercado. Na prática, significa menos gastos com o pagamento de juros.

Além disso, esse tipo de operação não está restrita aos grandes bancos. Já existem alternativas interessantes em fintechs de crédito, que permitem contratação online e com menos burocracia.

Por isso, caso você esteja em busca de uma alternativa para se capitalizar, não precisa recorrer a modalidades mais caras, como cheque especial e cartão de crédito.

Consulte as instituições de sua preferência e entenda as opções disponíveis para você e quais são os tipos de crédito com garantia que aprazam as suas necessidades. Fazendo comparações, você vai descobrir que o crédito não é uma fonte de dor de cabeça, mas uma ferramenta poderosa para você alcançar os seus objetivos, sem ter que abrir mão dos seus projetos de longo prazo.

E agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos de crédito com garantia e o mercado de crédito com garantia, que tal entender mais sobre o universo das fintechs de crédito pessoal? Confira o post que preparamos sobre o assunto e tire suas dúvidas.